Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Portfólio,um aliado

O Portfólio pode ser considerado hoje uma nova experiência na área da educação,experiência esta que se bem utilizada é uma aliada do processo de ensino aprendizagem,pois através dele, o professor pode ver claramente “o que” e “como” o aluno aprendeu, sendo que nem todos aprendem da mesma forma.È importante destacar que o Portfólio não deve servir como um “depósito” de informações copiadas e sem nexo e sim retratar o que se aprendeu , de forma organizada.
Conforme pesquisa realizada por alunos do curso de Pedagogia PIE (Brasília), a primeira impressão quanto o uso de Portfólio como instrumento avaliativo, foi de “insegurança” e “medo”,até mesmo sendo rotulado de “bicho-papão” do curso,esta primeira impressão foi aos poucos sendo substituída por “aceitação”,”felicidade em produzir,em divulgar seus trabalhos”.Confesso que minha primeira impressão foi semelhante,pois me pareceu “grandioso”, “amplo demais”,mas ao iniciar a sua construção e ler os textos de apoio,passo a enxergá-lo de uma forma diferente,prazerosa e eficaz,onde irei “construir” meu aprendizado, ,organizando o que e como aprendi,partilhando com colegas professoras e demais internautas.
Observo que há uma certa resistência quanto a utilização de Portfólio ,sendo reconhecido como um método “trabalhoso”,“cansativo” e “demanda tempo”,mas ao inserirmos este recurso ao nosso aprendizado passamos a rever nossas “atitudes docentes”,atingindo desta forma o verdadeiro sentido do processo .

"A função da arte não é de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas"
Ernerst Fischer
Esta frase, de alguma forma, fez para mim uma conexão com o sentido do Portifólio e a grandeza da Arte,onde não devemos simplesmente copiar o que já existe,e sim buscarmos nossas próprias criações e opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário