Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

REFLEXÕES DE UM EDUCADOR




As reflexões despertadas a partir dos filmes assistidos: “O sorriso de Monalisa, Nascidos em Bordéis e Leões e Cordeiros”, foram muito pertinentes com o momento pelo qual passa o processo educacional brasileiro.Sendo que estamos em processo de implantação do PNE, onde está sendo revisto através das Conferências que objetivam o CONAE 2010.
O professor do contexto atual precisar estar atento engajado a estas mudanças, pois elas virão a refletir diretamente em sua prática pedagógica.Onde a prática educacional precisa estar em consonância com as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com a LDBEN e com os Parâmetros Curriculares Nacionais e contemplar ainda o desenvolvimento de habilidades operatórias que levarão nossos alunos a serem competentes para ...
Ao assistirmos os filmes não há como não compararmos situações vivenciadas ou presenciadas por nós, nos faz refletir pois a professora katharine Watson, através da sua iniciativa e ousadia proporcionou a suas alunas uma aprendizagem real tanto no contexto escolar quanto pessoal. Quanto ao professor idealista de “Leões e Cordeiros”, abre uma perspectiva a nós educadores quanto a participação, mesmo que subentendida , em questões político sociais, se bem conduzidos, terão papel importante . Enquanto que no filme “Nascidos em bordéis”, uma educadora busca metodologias que a levem ao alcance dos interesses reais e necessários de seus alunos.
Nós educadores conscientes e ansiosos por uma prática educativa que leve nosso aluno realmente a pensar ,observar, refletir, questionar, criticar e aprender, se faz necessário que estejamos abertos e receptivos diante das transformações políticas, sociais que ocorrem a nossa volta, pois somente desta forma iremos proporcionar um ambiente favorável e propício a uma “aprendizagem significativa” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário