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sexta-feira, 13 de novembro de 2009



EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

“Conforme a legislação vigente, a educação a distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino a aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (decreto5.622, de 19/12/2005).

Tecnologias diferenciadas inseridas ao processo de ensino-aprendizagem orientaram a elaboração dos materiais de cursos na modalidade a distância. No início foram marcadas pela utilização de material impresso, em seguida a televisão, rádio, áudio e vídeo. Hoje com o desenvolvimento e a expansão das tecnologia de redes de comunicação e o acesso à internet, as possibilidades de comunicação bidirecional ampliaram-se seja por meio de recursos como teleconferência/vídeo conferência ou em acesso a Ambientes Virtuais de Aprendizagem. “A expressão Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vem sendo utilizada, de modo geral, para referenciar um conjunto de ferramentas computacionais que permitem a criação e o gerenciamento de cursos à distância”.
Os cursos modalidade à distância EAD,vem apresentando um crescimento constante quanto à oferta e qualidade, apesar de muitos não oferecerem estrutura, metodologias e suportes adequados. Os ambientes bem estruturados possibilitam o registro de freqüência de acesso dos alunos, bem como um acompanhamento sistemático das atividades e participações. Quanto a Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pode ser abordada em 3 perspectivas complementares (Bassani, 2006):
· Avaliação por testes online;
· Análise da interação entre os alunos, a partir de mensagens postadas/trocadas por meio de ferramentas de comunicação;
· Avaliação e produção individual dos alunos.
Baseado em artigo publicado na Revista Pedagógica Pátio/julho/2009

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