Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ARTE EGÍPCIA E ARTE GREGA



ARTE EGÍPCIA E ARTE GREGA

Após leituras, pesquisas, observações e anotações feitas sobre a Arte no Egito e a Arte na Grécia destaco algumas comparações relacionadas às características artísticas entre ambas.
Uma primeira constatação que fiz foi quanto ao uso das cores nas representações artísticas. Para os egípcios cada cor usada tinha um simbolismo especial.
A Wikipédia menciona que a Arte Egípcia é ligada ao espírito (religiosidade), enquanto a Arte Grega é ligada a inteligência.
Tanto os gregos quanto os egípcios representavam cenas do dia a dia com beleza e perfeição.
Os gregos representavam ainda a história, a religião e a mitologia. Os egípcios tinham objetivos políticos e religiosos ao representar a arte.
Outro ponto que me chamou a atenção foi o ângulo de visão de cada povo: os egípcios tinham a lei da frontalidade, o ângulo de visão na obra de arte era restrito à frente, perfil e de cima: os gregos apresentavam detalhes em todos os ângulos de vista em suas estátuas que eram feitas em mármore e depois passaram a ser em bronze e de um naturalismo crescente.
A arquitetura grega tinha três estilos:
-> Coríntio, com excessivos detalhes;
-> Dórico, com poucos detalhes, passando firmeza (masculino)
->Jônico, transmitindo leveza, graça, feminismo (geralmente representada numa base circular).
Os templos eram feitos em homenagem a deuses gregos. Os primeiros templos eram construídos de madeira, cascalhos ou tijolos de barro. Eram pequenos e em forma de cabanas, o telhado era algumas vezes feito de folhas.
Antes do século VI a.c os templos com colunas de pedras eram poucos e simples, sem os arcos e abóbodas que surgiram depois, valorizando a representação da arte na Grécia.
A arquitetura egípcia foi representada nos templos monumentais, palácios e pirâmides feitas de blocos de pedra.
As estátuas e paredes tinham desenhos, os da Grécia sem objetivos religiosos como os do Egito.
Atualmente são poucos os vestígios da pintura grega, devido ao material frágil usado. A pintura egípcia, de natureza simbólica, foi utilizada em espaços arquitetônicos e sempre relacionada com o culto aos mortos, revelando uma técnica de perspectiva nas imagens tridimensionais nos murais dos ricos, papiros, hieróglifos e desenhos acompanhados de texto.
Na escultura, os gregos se esmeravam em representar a realidade o mais próximo possível, nas imagens dos deuses gregos e representantes olímpicos.
Os egípcios tinham esculturas de ouro nas tumbas, representando deuses, faraós, animais, jóias, com características que em 3000 anos não foi alterada.
Os gregos cultivaram a cerâmica juntamente com o bronze trabalhado com aplicações de ouro e prata.
As artes no Império Médio tiveram um período importante referente a arte como joalheria, revelando beleza nos amuletos, pentes, espelhos, caixas e candeias.
Posso concluir que tanto o Egito como a Grécia, desenvolveram uma arte duradoura, com riqueza de detalhes, valorizando a beleza e estética da figura humana com equilíbrio, religiosidade, simbolismos, cores, ângulo de visão, técnicas nas artes decorativas.
Tanto a cerâmica, pedra, bronze, ouro, etc... foram apenas materiais usados para representar uma arte que é patrimônio cultural da humanidade, como por exemplo as pirâmides do Egito e templo da deusa Diana, da Grécia.
A arte grega e egípcia deixaram para nós um legado artístico caracterizado pelo equilíbrio, beleza e perfeição.

Bibliografia:
Texto 4 – Arte Grega
pt.wikipedia.org/wiki/arte_na_grecia_antiga
WWW.suapesquisa.com/grecia/arte_grega
pt.wikipedia.org/wiki/arte_no_antigo_egito
WWW.suapesquisa.com/egito/arte_egipcia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário