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domingo, 24 de abril de 2011

INCLUSÃO E CIDADANIA

O sistema educacional perpassa por momentos de mudanças e adaptações constantemente, a fim de acompanhar as alterações sociais.Insere-se neste contexto a questão relativa a alunos com necessidades especiais,os quais o sistema ainda busca a melhor maneira de atendê-los, garantindo-lhes um ambiente de aprendizagem a colhedor e igualitário.Porém precisamos, enquanto educadores, termos a consciência que esta “inclusão” não limita-se somente as condições físicas e estruturais do ambiente, e sim a um âmbito bem maior e de suma importância que é o “afetivo”.Seguindo este pensamento de “atendimento/acolhimento” inclui-se a proposta pedagógica a ser adotada pela escola e professor. Considerando que a Arte é o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades,ou ainda, um conjunto das atividades humanas que refletem a expressão de um ideal estético através de atividades criativas, esta torna-se então um caminho a favor do professor. Ao utilizar-se da Arte, na sua diversidade, o professor está propiciando,oferecendo ao seu aluno possibilidades de aplicar e desenvolver suas habilidades. O ponto importante neste aspecto é a postura e metodologia adotada pelo professor, ou seja, ao desenvolver uma atividade artística, esta deve ser oferecida igualmente ao grande grupo e não adotar uma sistemática que diferencie a ação do aluno com NEE. Desta forma o professor estará contribuindo para que este aluno e a turma trabalhem de maneira “igualitária”e a interação e integração aconteça.Podemos considerar a Arte como uma forma de criação de linguagem visual, musical, teatral,linguagem da dança, entre outras, desta forma concluímos que a linguagem artística é um modo singular de refletir. Assim a Arte cumpre seu papel no processo de aprendizagem, pois esta diversidade de linguagens presentes no mundo da arte, se entrelaçam, se complementam e se alimentam mutuamente, contribuindo assim para a formação do educando de forma global.

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