Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

MÍDIA E EDUCAÇÃO

A mídia, como nos traz Fischer,tem presença constante na vida das pessoas, através da comunicação visual. Isto implica um cuidado por parte do educador e família ao fazerem uso desta “presença” de maneira benéfica, construtiva e reflexiva.



Abordo o tema que está presente, em um percentual significativo, nas famílias de nossos estudantes que é o tabagismo. As imagens que ilustram as embalagens, fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde que utiliza-se do recurso visual a fim de apresentar os efeitos e conseqüências causados pelo consumo do cigarro aos usuários. A pouca utilização de palavras escritas, confirma a força que estas imagens exercem.



Imagens estas que chocam pela qualidade de detalhes e efeitos presentes. Traz um contraponto, uma comparação entre o “antes” e o “depois” do consumo, ou então se subentende as conseqüências que o consumo constante e acarretará à saúde do usuário. Esta “campanha publicitária”, ao contrario de outras, não incentiva ao consumo e sim alerta para os riscos que o consumidor assume ao comprar e fazer uso do produto. Portanto a utilização de recursos midiáticos contribui para a conscientização e informação, desde que sejam bem utilizados.



As imagens que primam pela veracidade, apresentam questões e situações reais, desta forma o primeiro olhar já implica reflexão. Ao realizarmos uma abordagem sobre esta campanha com nossos alunos , precisamos atentar pela forma de intervenção pedagógica , sendo que a maioria dos educandos convive em seu ambiente com usuários do cigarro. É de suma importância este trabalho de conscientização,para tanto o professor não deve descuidar-se da “força” destas imagens, a fim de que possa construir com seus alunos momentos de reflexão crítica, porém sem banalizar ou impactar os conceitos a serem construídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário